Work @ Globo.com

É pessoal, tudo que é bom chego a um fim. Depois de algum tempo sem escrever aqui, volto para contar uma experiência curta, mas ótima em minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Pra começar, lembro de todo o processo de seleção da Globo.com, entrevistas, etc…

Nunca tinha passado por um processo tão longo, mas que no final, valeu a pena. Depois de ter passado alguns anos programando em pequenos grupos e somente coisas de baixo nível, deparei-me com um lugar totalmente descontraido, aberto à novidades, com pessoas das mais diferentes “tribos” e habilidades. Mesmo me sentindo deslocado no começo (na verdade, ainda me sinto um pouco, pois ainda estava me acostumando com o ambiente). Não deslocado porque as pessoas me excluiam, mas porque eu não estava acostumado com a tecnologia usada e o tipo de produto que estava sendo feito. Todo esse ambiente de Python, Django, testes, Ruby, deploy, etc, tudo muito novo pra um cara que estava acostumando a brincar com bitwises, ponteiros, linkedição, drivers e afins. Tudo parecia uma grande bolha gigante, com várias pessoas fazendo-a crescer continuamente, de forma rápida e dinâmica, e na verdade, isso que me fez meus olhos brilharem. Desenvoler pra web sempre me pareceu uma coisa meio mística, ainda mais quando se usava um framework. O mais perto que eu tinha chegado foram alguns micro-softwares que escrevi em PHP para uso próprio, nada complexo, porém funcional. Além de ter aprendido sobre novas tecnologias, ter conhecido pessoas muito legais e com boa vontade, o pouco tempo que passei na Globo.com, aprendi a ver o mundo do desenvolvimento de uma forma diferente. Hoje consigo ver uma integraçao maior entre as coisas, entender como o planejamento e conversa entre partes é muito importante para que o produto que está em foco tenha sucesso.

Agora estou partindo para outra experiência, não profissional, mas pessoal, fora do país, e com muita tristeza, deixo este lugar extremamente legal. Se alguém tiver a oportunidade de trabalhar aqui, não pense muito em aceitar, pois com quase total certeza, não vai se frustrar.

Bom, até o próximo post, abraços!

Um comentário sobre “Work @ Globo.com

Deixe uma resposta

