Curso de Lua – CONSEGI 2011

Dos dias 11 a 13 de maio de 2011, foi realizado o CONSEGI – Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, em Brasíla-DF. O evento foi realizado Escola de Administração Fazendaria – ESAF. O CONSEGI é um espaço para promover a troca de experiências e informações entre instituições da Administração Pública, sociedade civil organizada e representantes de países parceiros. Este ano, fui convidado para ministrar uma oficina da liguagem de programação Lua. Como cheguei no CONSEGI dois dias antes de dar o curso, participei de atividas que lá ocorriam, e não eram poucas. Após estes dias, finalmente chegou a hora de meu curso começar. Nunca tinha ministrado um curso, então além de um desafio técnico, era um desafio pessoal fazer com que as coisas correcem bem. Deu-se inicio ao curso, e logo no começo, consegui derrubar dois copos de água em cima da mesa e melar tudo. Bom, nervosismo faz essas coisas. Começei aprensentar a estrutura a liguagem, exemplos, aplicações, etc. Achei que os alunos não estavam entretidos, então começei a ficar mais nervoso ainda. Chegou a hora do coffe-break, então tempo pra relexar e pensar na próxima parte do curso. Durante esta parada, pensei:

“Acho que metade das pessoas não vão voltar… pena.”

Trinta minutos se passaram e uma surpresa! 75% dos alunos voltaram, muito mais do que eu esperava. Então começei a ser mais dinâmico e tentar fazê-los trabalharem mais. Funcionou, começaram a me perguntar e me chamar de “professor”. Daí em diante foi só “professor” pra cá, “professor” pra lá, e eu achava isso super engraçado. No final, lancei um desafio a eles, onde teriam que resolver um problema que eu propus usando Lua. Chegando no final, os que remanesceram estavam bem interessados, e isso me trouxe uma satisfação enorme.  Ao final, um dos alunos veio a mim e disse:

“Nesse CONSEGI eu saí apaixonado por Python, e agora por Lua também!”

Sem palavras para isso, sucesso total! Todo o material que escrevi para aprendizado de Lua está disponibilizado aqui. Espero que vocês usufruam deste material tanto quanto os alunos que o usaram no curso.

Preprando o Curso de Lua no meu "Tablet" improvisado

Grande Abraço!

6 comentários sobre “Curso de Lua – CONSEGI 2011

  1. Olá!

    Eu já ministrei aulas em uma escola do SENAI, e sei exatamente como é este sentimento. Quando conseguimos alcançar algumas pessoas interessadas ficamos felizes de dar inveja! rs

    Continue a fazer coisas do tipo, é um grande aprendizado que não tem como comparar com outros trabalhos.

Deixe uma resposta

